Observe a fotografia a seguir. São milhares de estrelas cintilantes agrupadas em uma galáxia chamada Via Láctea, misturadas com o "negro do céu". Lembre-se de sua infância. Quando éramos crianças e olhavamos o céu noturno vinha à mente algumas perguntas, como: "o que são estrelas? Do que são formadas? Por que elas tem brilho? O que existe no espaço entre uma estrela e outra?"
Atualmente sabemos que as estrelas "são corpos que brilham como fornalhas nucleares emitindo explosivamente gases e luzes, resultantes da queima de um gás chamado hélio." (CARVALHO, A. et. al. Química). Essa queima dá se por meio de uma reação química ocorrente no núcleo das estrelas, que consiste na transformação do hidrogênio em hélio.
De uma maneira geral, podemos abreviar o texto acima e concluir que na fotografia existem duas coisas: matéria e formas de energia.
Mas, o que é matéria? Qual a sua constituição ou do que ela é formada?
Na série sequencial que se segue, achará a resposta para essas perguntas com base em teorias e explicações científicas ao longo da história da humanidade.
Referências:
Imagem e texto retirados e inspirados no livro:
CARVALHO, A. et. al. Química. São Paulo: IBEP. 1980.